Essas práticas criminosas fazem parte da "família" da Engenharia Social.
Ok, mas o que isso quer dizer?
Para o criminoso conseguir acessar uma conta, ele precisa que a pessoa informe os dados pessoais, por exemplo. Esses criminosos planejam da melhor forma a condução de todo o golpe, para fazer você acreditar no que eles dizem e ceder algo.
Nesse golpe, os fraudadores ligam ou enviam mensagens pelo Whatsapp como se fossem da central de atendimento do Cartão Sam's Club.
Para chamar a sua atenção, dizem que você sofreu uma fraude e que precisam confirmar seus dados para impedir que a suposta fraude aconteça. Então, eles solicitam seus dados pessoais, dados do seu cartão de crédito, senhas e até SMS token.
Estes dados poderão ser utilizados para compras fraudulentas via internet, para acessar a sua conta no aplicativo do seu Cartão Sam's Club e para contratações indevidas dos serviços financeiros disponíveis em sua conta.
Como não cair neste golpe:
- Nunca passe informações pessoais ou dados do seu cartão de crédito.
- O Sam's Club nunca pede sua senha ou código de segurança por telefone, SMS ou redes sociais.
- Quando desconfiar de alguma ligação, encerre o contato imediatamente e entre em contato conosco digitando o telefone que está na parte de trás do seu cartão. Se o golpista ligou em seu telefone fixo, use um celular para nos retornar, será mais seguro.
Nesse golpe, o vendedor mal-intencionado troca o cartão após você realizar uma transação verdadeira na maquininha. Sem perceber, você vai embora com o cartão trocado.
Como não cair neste golpe:
- Após realizar uma compra, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.
- Confira se o valor está correto e se está digitando sua senha no campo certo.
- Se o vendedor disser que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Use nosso aplicativo para confirmar se a compra realmente não foi aprovada.
- Caso perca ou tenha o seu cartão roubado, entre em contato imediatamente em nossa central de atendimento para realizar o cancelamento do cartão.
Nesse golpe, o criminoso cria página e perfil falsos em redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin...) em nome do Sam's Club.
Estas páginas possuem links promocionais em nome do Sam's Club, com o intuito de roubar seus dados pessoais. Podem oferecer o Cartão Sam's Club com vantagens muito atrativas e quando você clica no link são solicitados diversos dados pessoais, como nome, CPF, data de nascimento, endereços e com essas informações o fraudador pode solicitar créditos em seu nome.
É comum também que as páginas fakes ofereçam bônus na fatura do cliente do Cartão Sam's Club, mas para ganhar deverá preencher um formulário inserindo informações de seu cartão, tais como número completo, código de segurança do cartão, data de validade e com as informações o fraudador realiza compras com seu cartão.
Como não cair neste golpe:
- Se tiver dúvida da procedência não siga o perfil, não aceite solicitações de amizades e nem responda mensagens em directs ou inbox
- Nossas páginas não solicitam dados do cartão, nem senhas ou tokens
- Em toda página oficial há um ícone de check azul na frente do nome do perfil ou da página
- Desconfie de posts muito atrativos, com ofertas absurdas
Páginas falsas são páginas bem parecidas com as páginas originais, e são criadas com o intuito de pegar seus dados pessoais e bancários para aplicar golpes. As páginas podem oferecer ofertas e condições muito atrativas fazendo com que você informe seus dados do cartão, senhas, tokens etc.
Como não cair neste golpe:
- Evite clicar em links. Acesse o site do Sam's Club digitando o endereço na barra de endereço do navegador.
- Cartão Sam's Club: https://www.cartaosamsclub.com.br
- E-commerce Carrefour: https://www.samsclub.com.br
Aqui os golpistas entram em contato com você através de ligações e mensagens em nome do Sam's Club, Carrefour ou de qualquer outra empresa conhecida, normalmente reportam algum suposto erro, ou oferecem uma condição especial muito atrativa e para aceitar, eles solicitam o código de verificação do seu WhatsApp que é enviado via SMS. E assim eles clonam o seu número em outro telefone e passam a pedir dinheiro para seus contatos.
Como não cair nesse golpe:
- Nunca compartilhe o código de verificação recebido por SMS.
- Para garantir a segurança do seu Whatsapp utilize sempre a verificação em duas etapas.
- Desconfie de pessoas que pedem dinheiro por Whatsapp.
Nesse golpe, o fraudador entra em contato informando que você tem uma dívida e oferece uma oferta imperdível para quitação. Para te deixar com medo eles dizem que se o débito não for pago além de perder a oferta terá seu nome restrito nos órgãos de proteção ao crédito.
O fraudador então envia para você um boleto adulterado com o slogan da empresa na qual supostamente você tem uma dívida.
Ao pagar o boleto você estará enviando dinheiro para a conta do criminoso.
Uma outra forma do fraudador aplicar este golpe é interceptando sua fatura original e alterando a linha digitável ou até mesmo instalando um malware no seu computador para quando houver o download da fatura original ela seja automaticamente adulterada, nesses casos, você realmente tem um débito, mas ao pagar o boleto adulterado o dinheiro não é direcionado para a verdadeira empresa e você continua devedor.
Como não cair neste golpe:
- Desconfie de cobranças se você não tem nenhuma dívida ativa. Caso tenha dúvida, consulte os órgãos de proteção ao crédito para confirmar se existe algum débito em seu nome.
- Ao efetuar o pagamento da sua fatura Sam's Club, certifique-se que o boleto está em nome do Banco Carrefour nº 368 na parte superior do boleto.
- Antes de realizar algum pagamento sempre confira o beneficiário final do pagamento.
Nesse golpe, o fraudador entra em contato com você se passando por um funcionário de alguma instituição financeira e diz precisar confirmar uma transação suspeita em seu cartão de crédito.
Obviamente você vai desconhecer a compra. Então o falso atendente avisa que o cartão foi bloqueado por medida de segurança e que o banco já emitiu um novo. Logo, ele oferece um serviço exclusivo de retirada do cartão, via motoboy.
Para finalizar o golpe, o falso atendente pede para você digitar sua senha e transfere para uma falsa central telefônica, que captura a senha digitada.
Ao final, o fraudador vai até sua casa fingindo ser um motoboy do banco e retira o cartão para utilizá-lo em compras fraudulentas.
Como não cair nesse golpe:
- Nunca entregue seu cartão para ninguém. O Sam's Club não retira cartões no endereço do cliente.
- Se precisar inutilizar um cartão, destrua-o completamente: corte o chip e a tarja magnética.
- Não solicitamos senhas, código de ativação em ligações telefônicas. Não forneça, nem digite sua senha quando receber alguma ligação.
Nesse golpe, os fraudadores enviam textos apelativos via e-mail ou SMS para chamar sua atenção e te induzem a clicar em um link que o redireciona para sites maliciosos ou fará download de arquivos com vírus que podem infectar seu computador ou smartphone e dar acesso às suas informações pessoais.
O objetivo aqui é induzir você a fornecer informações sigilosas, dados bancários, dados do cartão de crédito, senhas e outras informações confidenciais.
Como não cair neste golpe:
- Nunca abra e-mails que pareçam suspeitos ou que tenham origem duvidosa, nem abra arquivos ou clique em links que estejam nesses e-mails.
- Evite clicar em links que pareçam suspeitos, que cheguem por mensagem SMS, redes sociais e por e-mail.
- Mantenha o antivírus do seu computador e smartphone atualizados.
Neste golpe, o criminoso entra em contato com a operadora de celular, se passa pelo titular da linha e resgata o número em um novo chip.
Em posse do número o criminoso aplica diversos golpes, dentre eles poderá solicitar dinheiro para seus contatos, invadir suas contas bancárias, invadir suas contas em sites e aplicativos pois terá acesso aos tokens de segurança que são enviados por SMS.
O que fazer se fui vítima desse golpe:
Se seu celular ficar inoperante sem um motivo aparente, entre em contato com sua operadora de celular imediatamente para confirmar se teve alguma solicitação de recuperação de número recente.
Em seguida contate todas as instituições financeiras cujo número do celular clonado esteja cadastrado e informe o ocorrido. Dessa forma, poderão tomar as medidas cabíveis para tentar evitar que sua conta seja utilizada indevidamente.
Nesse golpe, o criminoso envia um SMS se passando pelo Sam's Club e informa que você precisa atualizar os seus dados para impedir que seu cartão seja bloqueado, nele disponibiliza um link que será utilizado para roubo dos seus dados e dados do seu cartão de crédito.
Como não cair neste golpe:
- Sam's Club nunca pedirá dados pessoais ou senhas por SMS, nem enviará link que direciona você para páginas que solicitam sua senha. Nunca forneça suas informações ou senhas.
- Confira o número de origem do SMS, nossas comunicações são feitas por números comerciais (5 dígitos) ex:30125, fraudadores usam números de celulares comuns (11 dígitos) ex:1199999-9999.
- Sua senha é de uso pessoal e intransferível, não a compartilhe com terceiros mesmo que sejam conhecidos.
- Não deixe a senha anotada junto ao cartão, para evitar que o cartão seja utilizado em casos de perda ou roubo. Memorize sua senha!
- Não crie senhas previsíveis (data nascimento, telefone, placa de veículos).
- Troque sua senha esporadicamente ou quando desconfiar que alguém a visualizou durante uma compra.
- Não compartilhe seu cartão e senha com seus familiares.
- Lembre-se: Nenhum funcionário do cartão Sam's Club está autorizado a solicitar sua senha. Se for solicitada em algum contato desconfie e denuncie.
- Verifique se o site é seguro: Sites que pedem dados pessoais – como login, senha e informações de pagamento – devem ter, obrigatoriamente, conexão segura com o protocolo HTTPS, ao invés de HTTP. Ou seja, o usuário deve encontrar a sigla HTTPS no início do endereço. Esse “S” significa que a conexão da página é criptografada, o que diminui as chances de um criminoso conseguir acessar e roubar dados pessoais.
- Pesquise a Reputação da loja: Antes de comprar qualquer produto pela internet, verifique a reputação do site, leia as avaliações e busque o nome da empresa na internet para obter maiores informações.
- Escolha sites que tenham plataformas de pagamento seguras: A maioria das lojas online aceitam pagamentos via boletos bancários ou depósitos em conta, mas você poderá ficar mais seguro se fazê-los por meio de um cartão de crédito ou plataformas intermediárias seguras. Isso porque esses sistemas financeiros já fazem uma verificação da loja antes de liberar o pagamento.
- Desconfie de ofertas muito abaixo da média: Se a oferta anunciada for boa demais para ser verdade, desconfie. Grandes ofertas podem, na verdade, camuflar alguns problemas com os produtos ou podem ser uma fraude.